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Como realizar a transformação digital de forma efetiva!

  • Foto do escritor: Júnior Rodrigues
    Júnior Rodrigues
  • 19 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2020

Transformação

Sua empresa quer realizar a transformação digital.

A motivação é a de não ficar atrás do mercado, não perder espaço para a concorrência e mostrar para seus clientes que é inovadora.

Pra isso, gasta rios de dinheiro, investe nas melhores tecnologias, utiliza os sistemas mais renomados no mercado e contrata os maiores profissionais do mercado.

Após tomar todas as ações necessárias e tudo já estar rodando, percebe que os resultados práticos não chegam.

Decepção

Os clientes não estão mais satisfeitos, os concorrentes continuam crescendo e, inclusive, aparecem startups querendo abocanhar uma fatia do mercado.

A alta gestão não aceita essa situação e coloca a culpa no time de Tecnologia, demitindo o CIO e fazendo algumas mudanças na estrutura.

Mas, de quem foi a culpa afinal? Por quê a transformação digital não deu certo, mesmo fazendo tudo direitinho?

Sua culpa

Na verdade, a empresa fez tudo E-R-R-A-D-O!

De nada adianta todo investimento em sistemas, ter o supra sumo de infraestrutura, tampouco contratar os melhores recursos do mercado.

Nem pensar fora da caixa é suficiente! É preciso se jogar a caixa fora e reestruturar a organização por completo.

Jogar a caixa fora

É necessário compreender que a transformação digital não é baseada em tecnologia, mas sim, em pessoas em primeiro lugar.

E como habilitadores dessa transformação, tem-se quatro passos imprescindíveis para que os resultados sejam alcançados:

  1. Compreender a necessidade de mudar a cultura - a alta gestão precisa promover uma mudança cultural que alcance toda a organização, não somente a TI

  2. Promover um mindset ágil - a transformação irá ocorrer a partir da formação de um ambiente onde a agilidade esteja presente, com eliminação de desperdícios e retrabalhos, e o fomento à colaboração e cocriação

  3. Eliminar vaidades hierárquicas - um ambiente ágil se baseia na autogestão e na liderança, onde cargos deixam de ter importância

  4. Focar no valor ao cliente - a transformação digital não será efetiva se não se traduzir em uma entrega de valor em seus produtos e serviços aos clientes

Colaboração

Portanto, não é a tecnologia e o montante de dinheiro que irão garantir que o processo de transformação digital seja um sucesso. Isso é sobre pessoas!

Pessoas que precisam ser lideradas dentro desse movimento organizacional e cultural em busca da agilidade necessária para a entrega de valor ao cliente!

E na sua empresa, a transformação digital é um sucesso ou fracasso?

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