A profissão de gerente de projetos e a sua importância na estratégia das organizações

Uma das questões mais importante no dia-a-dia do trabalhador e que muitos não dão a atenção devida é, por que ele executa seu trabalho?


Algumas das respostas óbvias seriam: “não posso perder o emprego” ou “meu chefe mandou”. Se alguém respondesse “gosto do que faço“ já seria de grande valia, pois isso é um dos fatores que influenciam no sucesso do trabalho.


Porém, dificilmente teríamos a resposta ”para obter resultados para a empresa”, o que seria o melhor dos mundos. Porém, é de extrema importância atentar para a estratégia empresarial e refletir como seu trabalho impacta nos resultados da organização?


Entretanto, por que se deve trabalhar para os resultados da organização? Ora, se você não é parte da solução, é parte do problema. Há, por outro lado, uma grande competição no mercado de trabalho, o que leva o profissional a uma luta constante pra manter a sua empregabilidade.

Dúvida

Devido à rotina, a necessidade de trabalhar e outras questões cotidianas, geralmente poucos visualizam o trabalho como um meio de obter conhecimento e alcançar o sucesso, permitindo um crescimento na carreira do profissional.


A intenção desses questionamentos é para que se reflita sobre os benefícios do gerenciamento de projetos para promover aumento no desempenho da organização diante da estratégia estabelecida, e a importância do profissional para o alcance dos resultados.


De onde partimos?


Gerenciar projetos é antes de mais nada... Gerenciar! É a arte (emoção) e a ciência (razão) de mobilizar esforços e recursos variados para o alcance de resultados.


E o que é um projeto?


É um empreendimento único, temporário (com início e fim), executado por pessoas, para a obtenção de um resultado específico (ou produto ou serviço), visando cumprir requisitos como prazo, custo e qualidade.

Projeto


Opera House Sydney - Austrália


É um projeto de sucesso? As variáveis para se considerar um projeto como sucesso ou fracasso são muitas. Se levarmos em conta somente os números do projeto, foi um verdadeiro desastre em termos de gerenciamento. Veja:


Custo estimado - US$ 7 milhões / custo final - US$ 102 milhões


Prazo de conclusão - 5 anos / conclusão - 15 anos


Porém, para se avaliar o sucesso de um projeto, deve-se considerar se os objetivos foram alcançados e os benefícios gerados pelo mesmo. Hoje, o opera house é um dos monumentos mais famosos no mundo e um orgulho para os australianos.

Opera house

E o que é, então, gerenciamento de projetos?


É a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas de gestão que contribuam para o alcance dos objetivos do projeto de acordo com os seus requisitos, contando com a experiência, habilidades, competências e a intuição do tomador de decisões para saber o momento certo de usá-los.


É possível construir uma casa sem projeto e sem gestão?


Se você respondeu sim, você está certo! A experiência e a intuição são úteis, porém são insuficientes. Como resultados indesejáveis, podemos ter: atrasos no cronograma, orçamentos não cumpridos, qualidade ruim.


Em gerenciamento de projetos, o correto é se utilizar padrões, metodologias e melhores práticas de gestão, afim de se reduzir as incertezas e os riscos, controlar mudanças e gerenciar recursos.


E qual perfil um gerente de projetos deve ter?


Não há um perfil exato para esse tipo de profissional, pois as melhores características serão aquelas que se adequarem à realidade da empresa e do projeto. Porém, existem algumas mais comumente citadas. São elas:


Características

Superman



Há um consenso no mercado sobre a importância da comunicação para o gerente de projetos. Considera-se que esse profissional gaste cerca de 90% do seu tempo interagindo e se comunicando com todas as partes interessadas do projeto.


As habilidades requeridas dos gerentes de projetos se dividem em humanas (pessoais), técnicas (conhecimentos de GP e da área de atuação) e contextuais (aplicação adequada das habilidades), sendo essa última a de maior importância na escolha do gerente de projeto.


Essas características se tornam importantes para uma melhor tomada de decisões em ambientes complexos, perante uma perspectiva sistêmica da gestão. Um projeto é um quebra-cabeças que precisa ser montado a partir do entendimento das relações sistêmicas existentes entre suas diferentes áreas e interesses.


Planejamento é ter um norte!


Planejamento significa a construção de um cenário futuro a ser alcançado a partir de ações previamente programadas iniciadas no presente, para transformar as potencialidades e possibilidades em realidade, a fim de reduzir as incertezas futuras e viabilizar o alcance dos resultados do projeto.


É importante