© 2018 por Gespro  |  Termos de uso e Política de Privacidade  |  Rio de Janeiro - RJ  |  CNPJ: 33.519.510/0001-29

  • Whatsapp
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Gespro
  • YouTube ícone social

O molho secreto do trabalho em equipe

(Tradução do texto "The Secret Sauce of Teamwork" no site de Harvard Business Review)

 

 

Heath Hall e Brett Thompson fundaram a Pork Barrel Churrascos em 2008, enquanto trabalhavam como funcionários do Senado americano. Sua equipe de churrasco, desde então, ganhou várias competições, e seus produtos têm sido encontrado em milhares de lojas.

 

 

De alguma forma, churrasco sempre foi um “esporte” competitivo. Você provavelmente já passou por isso. Lembre-se do último piquenique num quintal que você tenha ido e como você olhou para sua avó antes de decolar como Barry Sanders (jogador de futebol americano) – e como ambos voaram sobre as mesas de piquenique, através de amigos e familiares, para alcançar última costela suculenta.

 

O que você talvez não saiba é que a concorrência no churrasco vai além do tipo de disputa pela costeleta que teve com sua avó. Nos últimos anos tornou-se um esporte profissional de equipe de alto nível.

 

São 2:00 da manhã no Campeonato do Mundo de Churrasco Jack Daniels 2011 e uma nuvem de fumaça aromática já paira no ar da noite de Tennessee. Este "buraco" é o lar de destilaria Jack Daniels e é um espaço tão grande quanto o mundo dos churrascos competitivos oferece.

 

Oitenta e nove equipes de todo o Estados Unidos e onze países estrangeiros estão se concentrando em Lynchburg para a competição final da temporada. Cada equipe chega ao "The Jack" com o sonho de ser declarada a grande campeã da competição mais prestigiada do esporte.

 

 

Nossa equipe é a Pork Barrel Churrascos, um nome que homenageia nossas origens em Washington DC, e também graças aos molhos que nos tornaram empresários de vendas. À essa altura estávamos esfregando o sono dos nossos olhos e agitando o frio de nossos corpos, mas estávamos animados para acender o fogo em nossa churrasqueira Lang 84. Ouvir o crepitar do carvalho e da nogueira recém-acesso na sua fornalha pela primeira vez no local “sagrado” de Lynchburg é por si só uma recompensa para valorizar uma temporada de trabalho árduo.

 

Nossa jornada aqui começou meses antes, em um concurso de primavera gelada e continuou com o calor sufocante do verão e ar fresco do outono. Como muitos dos mais de 9.000 times concorrentes competindo no Circuito da Sociedade de Churrasco de Kansas City, nós assamos milhares de libras de carne. Dezessete concursos e incontáveis sessões práticas ​​para aperfeiçoar as nossas habilidades.

 

Ao longo do caminho, conforme nós ganhamos e perdemos, e aprendemos os nossos pontos fortes e fracos, descobrimos algo importante: vencer - seja no circuito de churrasco ou nas prateleiras dos supermercados - não se baseia no molho como se poderia pensar. Um cozinheiro solitário em uma cozinha pode vir até com uma deliciosa combinação de sabores, mas para ganhar de verdade, você precisa para se destacar no trabalho em equipe.

Henry Ford disse uma vez: "Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso.". Para uma equipe estar junto, seus membros devem compartilhar um objetivo comum. Muitas vezes esse é o valor principal que um líder fornece: ser capaz de articular uma clara visão e princípios de como a equipe irá alcançar esse objetivo.

 

Nossa equipe tem um lema: "A recompensa está na área do risco". Ele nos lembra que, como mais equipes competem no competitivo circuito do churrasco, aumenta o nível de concorrência e aqueles que jogam de forma segura, muitas vezes encontram-se na parte inferior da classificação.

 

Como empresários, também, temos que lembrar que os riscos calculados devem ser tomados para melhorar os nossos resultados, mas que o risco improdutivo deve ser evitado sempre que possível através da preparação e planejamento.

Trabalhar juntos é uma questão de reconhecer as diferentes forças que as pessoas trazem para o contexto, e como elas se complementam para formar a capacidade do todo. Isso realmente aparece no momento mais crítico de uma competição, a pequena janela de tempo no fim, quando uma equipe de churrasco deve mostrar seus produtos acabados (frango, costela, carne de porco e peito) para os juízes. No seu melhor, mais parece um caos, mas nas melhores equipes, cada membro está realizando o seu papel atribuído ao mesmo tempo que cuidadosamente equilibrado com os outros.

 

Não é apenas uma questão de quem está cuidando do peito ou do frango. A pessoa certa também tem de agir como o "mais perto" da equipe. A tarefa aparentemente simples de levar uma caixa quente de carne à mesa dos juízes é também um excelente exemplo de onde a preparação pode permitir à uma equipe evitar riscos desnecessários.

 

Treinamos nosso trajeto aproximado da cozinha para a tenda dos juízes várias dezenas de vezes antes de fazê-lo, planejamos a melhor maneira de navegar da mesa pelo meio da multidão, cronometrando a viagem no segundo, decidindo quando entregar a nossa entrada, e visualizando como vamos apresentá-la.

 

 

 

Finalmente, uma equipe tem que ficar boa no trabalho em conjunto. Depois dos seus membros entenderem seus papéis e como melhor explorar seus pontos fortes, precisam praticar muito para trabalhar em uníssono. Em seu livro Outliers, Malcolm Gladwell cita pesquisas mostrando que leva dez mil horas de prática para se tornar verdadeiramente perito em uma área.

 

Certamente milhares de horas de tentativa e erro já demonstraram o nosso processo. Normalmente são os erros que ensinam mais sobre nós. De costelas queimadas aos lombos de porco mal cozidos, nós identificamos e resolvemos os nossos pontos fracos na competição, e também aprendemos a colocar mais ênfase nos nossos pontos fortes.

Reunir, permanecer e trabalhar juntos – de alguma forma, esses são os ingredientes do "molho secreto" de uma equipe de churrasco vencedora. Até o final deste dia, nós estaremos saudando uma equipe de Abington, Massachusetts, que deve ganhar: de todas as lendas do esporte reunidos em Lynchburg, eles vão ser declarados os Grandes Campeões do 23º Concurso Anual.

 

Para nós, colocando nossos peitos e pernis de porco na churrasqueira no meio de uma noite de outubro, é o suficiente para fazer uma pausa para aproveitar neste momento. O sucesso da nossa equipe visualizado para 2011 era apenas isso: ganhar um lugar para cozinhar no Jack!

Esse post é parte do Insight HBR, Centro de “Os Segredos de grandes equipes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Please reload

Posts Recentes
Please reload