© 2018 por Gespro  |  Termos de uso e Política de Privacidade  |  Rio de Janeiro - RJ  |  CNPJ: 33.519.510/0001-29

  • Whatsapp
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Gespro
  • YouTube ícone social

Livros em Gerenciamento de Projetos

Há uma quantidade enorme de material na literatura internacional falando sobre Gerenciamento de Projetos. E, embora seja um tema relativamente novo no nosso país, o número de livros publicados tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

 

Devido a adoção de práticas de Gerenciamento de Projetos no Brasil ter ocorrido primordialmente com base no Guia PMBOK® do PMI® (Project Management Institute), a concentração de livros abordando tal visão é muito maior.

 

Porém, há uma tendência cada vez maior de se utilizar outras abordagens ou metodologias, como o método Prince2 (Projects in Controlled Environments) e o IPMA (International Project Management Association), que foca nas competências. E essa tendência também se reflete nas publicações de editoras como a Brasport (essa com grande foco na área).

 

Apesar de cada uma dessas abordagens possuírem seus manuais, guias ou referências com versões na nossa língua, os livros atuam como uma forma de simplificar e explicar vários aspectos constantes nos materiais oficiais. Inclusive há alguns que cumprem o papel de auxiliar na preparação para as certificações fornecidas por essas instituições. Vejam algumas sugestões:

 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS: Guia para as Certificações CAPM® E PMP®

Mário Henrique Trentim, Ed. Atlas, 2011

 

Fundamental, este livro tem como objetivo preencher uma lacuna na literatura nacional, voltando-se para a certificação em gerenciamento de projetos PMP® e CAPM®. Trata-se de um guia de estudos aprofundado que oferece tanto uma visão geral e prática de gerenciamento de projetos quanto um estudo pormenorizado dos processos e áreas do conhecimento do PMBoK®.

 

É uma excelente opção tanto para quem quer se aprofundar mais no assunto, quanto para quem está se preparando para os exames do PMI®, pois seu texto foi construído em formato de aula e muito bem elaborado, garantindo fluidez à leitura e tornando-o prazeroso para qualquer nível de profissional.

 

GERENCIANDO PROJETOS COM PRINCE2

Robériton Ribeiro, Ed. Brasport, 2011

 

 

Um dos primeiros livros a abordar a metodologia Prince2 da OGC (Office of Government Commerce, órgão do governo britânico) no Brasil, é um material fundamental para quem quer se aprimorar na arte e ciência do Gerenciamento de Projetos, fornecendo uma visão clara sobre um método eficaz de aplicar as melhores práticas.

 

Dividido em quatro seções, que abordam desde a definição de projeto, a descrição da estrutura, dos temas, dos processos e técnicas do método PRINCE, até um projeto modelo que pode ser usado como referência, este livro é destinado a todos os estudantes e profissionais interessados em implantar uma metodologia de gerenciamento de projetos.

 

METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - METHODWARE (2A. EDIÇÃO)

Carlos Magno da Silva Xavier, Ed. Brasport, 2009

 

 

Eleito em 2010 uma das cinco personalidades brasileiras da década na área, Carlos Magno elaborou essa metodologia em 2003 e desde então tem sido implantada em diversas empresas, mostrando “como” implementar as boas práticas sugeridas pelo PMI.

 

Ao contrário da grande maioria dos livros de gerenciamento de projetos e do Guia PMBoK®, que apresentam “o que” é necessário para se gerenciar projetos, o livro entra no mérito de “como” esses processos devem ser realizados e em que sequência, voltado para a prática.

 

O autor publicou ainda, em 2011, o livro Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Projetos - Basic Methodware®, pensando nos projetos menos complexos. Uma abordagem prática e simplificada para que os projetos possam ser gerenciados sem engessamento ou burocracia.

 

APRIMORANDO COMPETÊNCIAS DE GERENTE DE PROJETOS - VOL. 1: O SUCESSO NO DESEMPENHO GERENCIAL

Lélio Varella, Graciele Moura, Cirléia Aniceto, Ed. Brasport, 2010

 

 

Embora muitos profissionais da área de Gerenciamento de Projetos não tenham conhecimento a respeito, o PMI® possui uma estrutura que aborda as questões relativas às competências do Gerente de Projetos: o PMCDFramework (Project Management Competency Development Framework).

 

Totalmente compatível , o volume 1 trata do aprimoramento das Competências de Atuação Gerencial e possui um roteiro detalhado de tudo o que precisa se fazer para gerenciar um projeto. No volume 2, é tratado o aprimoramento das Competências Pessoais do Gerente de Projetos.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Please reload

Posts Recentes
Please reload