© 2018 por Gespro  |  Termos de uso e Política de Privacidade  |  Rio de Janeiro - RJ  |  CNPJ: 33.519.510/0001-29

  • Whatsapp
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Gespro
  • YouTube ícone social

Você é Agile-Minded?

(Tradução do texto "Are you Agile-Minded?" publicado no site do PMI)

 

O Gerente de Projetos de hoje enfrenta muitos desafios. Demandas e pressões têm aumentado devido a ambientes competitivos, soluções complexas e mudanças de tecnologia, ainda mais complicadas pelas condições econômicas.

 

Para lidar com esses desafios, um gerente de projeto precisa repensar as abordagens tradicionais e considerar formas mais flexíveis. Um gerenciamento de projeto eficaz não só requer o domínio de técnicas tradicionais, mas também o conhecimento, sabedoria e capacidade de adaptar, eliminar ou reescrever as regras quando a situação assim exigir.

 

Ter um pensamento mais flexível ajuda você a aderir às filosofias que estão por trás da abordagem ágil para gerenciamento de projetos. Gartner prevê que esta abordagem vai ser usada em 80% de todos os projetos de desenvolvimento de software, até ao final do ano.

 

"Um dos principais benefícios do uso de uma abordagem de pensamento ágil é que a comunicação é bastante reforçada com os meus clientes em todos os níveis", disse Eddie Merla, PMI-ACP, PMP, Diretor, Duende Project Management Services. "Eu me pego constantemente incentivando meus clientes a escutar suas vozes, reforçando assim a capacidade de resolver problemas e para agregar valor de forma rápida."

 

Você é suficientemente flexível para se adaptar às demandas significativas, ambientes de negócio em mudança e pressões externas?

 

Abordagem Tradicional versus Ágil

 

O gráfico destaca algumas diferenças fundamentais:

 

 

As técnicas do Gerenciamento Ágil de Projetos questionam e desafiam o status quo do Gerenciamento de Projetos tradicional. Estas incluem utilizar informações dos usuários em vez de requisitos; sprint de duração fixa ao invés de escopo fixo; baixa tecnologia de comunicações, tais como quadros e notas presas à parede, ao invés de documentos formais de comunicação; e reuniões em pé em vez de reuniões de status do projeto tradicionais.

 

"A abordagem do pensamento ágil incentiva a discussão saudável entre os membros da equipe que não existia antes", disse Merla. "Um funcionário da área financeira em um projeto recente confidenciou que, pela primeira vez em 10 anos, sentiu que suas opiniões e idéias foram valorizadas.".

 

"Meus clientes muitas vezes relatam que a reunião em pé oferece incrível valor, concentrando-se apenas em informações necessárias para realizar os progressos," Mr. Merla continuou. "Usando uma abordagem de pensamento ágil como consultor fornece benefício mútuo pela entrega de valor em pequenos incrementos mais cedo. O cliente vê resultados mais cedo e meu valor como consultor aumenta."

 

Quais hábitos podem ser adotados pelo gerente de projeto flexível?

 

1. Questione tudo - Para se tornar eficaz e mais ágil como um gerente de projetos, aprenda a fazer perguntas simples, mas poderosas. Desafie o status quo.

 

2. Relatar para inovar - expanda a sua visão, experiências e network para descobrir novas abordagens para o seu trabalho. Aproveite essa exposição para se tornar mais criativo e inovador.

 

3. Falhe no seu caminho para o sucesso – Use a experimentação para descobrir o que funciona e para melhorar a sua capacidade de se ajustar e se adaptar. Falhe em pequenos passos para atingir os grandes sucessos.

 

4. Comunique pensamentos e idéias - Liberte a sua criatividade, dando-lhe voz. A agilidade não pode ser melhorada se os pensamentos e idéias importantes ficam adormecidos, sem expressão.

 

5. Entregue valor frequentemente - Torne-se indispensável ao entregar valor tangível com freqüência. Aproveite seu poder de liderança para entregar mais do que pediu e, mais cedo do que o esperado.

 

6. Mudança incremental - Faça pequenas mudanças incrementais de forma consistente ao longo do tempo para conseguir saltos significativos em produtividade e agilidade.

 

7. Conecte-se com seu propósito - Conecte-se com seu propósito para maximizar a criatividade e agilidade, e para liberar essas reservas de poder pessoal dentro de você.

 

O gerente de projeto flexível está singularmente posicionado para se tornar indispensável para a organização. Ao empregar estes sete hábitos, você pode fazer a diferença. Cada um desses hábitos pode ser usado não só para fazer projetos mais ágeis, mas também para tornar os indivíduos mais mentalmente ágeis.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Please reload

Posts Recentes
Please reload