Governança Ágil: adaptando-se às rápidas mudanças do mercado.

As mudanças constantes com as quais vivemos na atualidade, trazem a necessidade das empresas se adaptarem com maior agilidade, a fim de manter a competitividade. São necessárias, portanto, mudanças na estrutura e na cultura organizacional, dinamizando os processos e eliminando alguns julgados redundantes ou desnecessários.


A preocupação com o todo na organização advém de um conceito cada vez mais explorado pelas empresas: a Governança Corporativa. Tal conceito trata do conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, bem como o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos e os objetivos pelos quais a empresa se orienta.


As oito principais características da "boa governança" são:


1. Participação


2. Estado de direito


3. Transparência


4. Responsabilidade


5. Orientação por consenso


6. Igualdade e inclusão


7. Efetividade e eficiência


8. Prestação de contas (accountability)



No sentido de deixar clara a preocupação com a agilidade do mundo globalizado, principalmente na área de tecnologia da informação onde as mudanças são mais velozes, foi criado o Manifesto Ágil. Seus princípios são:


· Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.


· Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.


· Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.


· Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.


· Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.


· O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.


· Software funcionando é a medida primária de progresso.


· Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.


· Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.


· Simplicidade - a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado - é essencial.


· As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.


· Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.



A preocupação evidente é com a agilidade nos processos, mas não nos processos em si, e sim nos demais fatores que podem proporcionar o desenvolvimento de uma cultura ágil na empresa. O manifesto tem como valores (mesmo havendo valor nos itens à direita, valoriza mais os itens à esquerda):


Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano

Diversas estruturas, padrões ou metodologias baseadas no manifesto ágil foram criadas, a fim de permitir a agilidade necessária para enfrentar as características de competitividade do mundo globalizado atual. Uma delas é o Scrum, uma estrutura com conceitos simples e enxutos, que visam gerenciar os projetos de forma ágil e colaborativa.


Visando conjugar os conceitos de Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação, como COBIT, de Gerenciamento de Serviços (ITIL), às necessidades contemporâneas de se utilizar processos ágeis, foi criado o framework MAnGve (pronuncia-se mangue).


É uma abordagem inovadora e recente, trazida pelo livro Implantando Governança Ágil – ManGve, de Alexandre Luna, sobre a aplicação de princípios, valores e boas práticas das metodologias ágeis, e faz analogias a respeito do mangue, considerado o ecossistema biologicamente mais rico do planeta.


O livro apresenta uma visão crítica sobre as principais limitações práticas relacionadas à Governança, todo o corpo de conhecimento do MAnGve e a descrição detalhada de sua aplicação através de um caso real, onde são explorados as principais dificuldades, as lições aprendidas e os resultados alcançados, além de recomendações sobre por onde iniciar a implementação de governança na organização.



Saiba mais no site promocional do livro em http://analistati.com/ganhe-o-livro-implantando-governanca-agil-mangve/ ou no site da Brasport em http://www.brasport.com.br/gerencia-de-projetos-br/tecnologia-da-informacao-ti-br/implantando-governanca-agil-mangve.html .


Posts Recentes

© 2020 por Gespro  |  Termos de uso e Política de Privacidade  |  Rio de Janeiro - RJ  |  CNPJ: 33.519.510/0001-29

  • Whatsapp
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Gespro
  • YouTube ícone social