© 2018 por Gespro  |  Termos de uso e Política de Privacidade  |  Rio de Janeiro - RJ  |  CNPJ: 33.519.510/0001-29

  • Whatsapp
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Gespro
  • YouTube ícone social

Quais são as principais qualidades de um Gerente de Projetos?

 

Há uma grande discussão em ambos campos, prático e teórico, sobre as qualidades que um gerente de projetos deve ter, a fim de que ele possa executar seu trabalho no mais alto nível de desempenho.

 

Primeiramente, é muito importante juntar a experiência em gerenciamento de projetos com o conhecimento adquirido através de treinamentos específicos. Nenhum desses dois pontos é, sozinho, suficiente para afirmar que alguém é um profissional em gerenciamento de projetos.

 

Os cursos nessa área geralmente são focados em um padrão ou metodologia que é reconhecida pelo mercado. As principais instituições são o PMI (Project Management Institute, com o seu Guia PMBoK – Project Management Base of Knowledge) e o órgão do governo britânico OGC (Office Government of Commerce, com sua metodologia chamada de PRINCE2 – Projects In a Controlled Environment).

 

Estudando um (ou ambos) desses padrões, um indivíduo pode obter um certificado que prova seu conhecimento a respeito. E isso é um bom indicador para alguma organização que quiser contratá-lo. Mas, como identificar sua habilidade em aplicar todo esse conhecimento para maximizar os resultados organizacionais? É algo muito difícil de se fazer.

 

Além dessa capacidade e das habilidades técnicas, os chamados “soft skills” (habilidades pessoais) são tão importante quanto. O gerente de projetos tem que ter flexibilidade para atuar em todas as áreas do projeto, ser multi-tarefa para gerenciar diferentes projetos ao mesmo tempo e boa comunicação, sendo essa a mais importantes das suas atividades.

 

Dessa forma, há várias outras habilidades importantes necessárias a um profissional dessa área, especialmente para alguns projetos de áreas específicas, como tecnologia da informação e comunicação (TIC) e construção civil.

 

 

Portanto, não há somente um perfil adequado ao gerente de projeto, e os requisitos profissionais podem variar muito. Cada empresa irá encontrar o indivíduo certo que preencha suas necessidades. Porém, as habilidades aqui descritas podem ser um bom ponto de partida.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Please reload

Posts Recentes
Please reload