© 2018 por Gespro  |  Termos de uso e Política de Privacidade  |  Rio de Janeiro - RJ  |  CNPJ: 33.519.510/0001-29

  • Whatsapp
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Gespro
  • YouTube ícone social

Pode um Gerente de Projeto tornar-se o próximo CEO?

 

(Tradução do texto Can a Project Manager Become the Next CEO? retirado do site do PMI)

 

Os CEOs (Chief Executive Officer) geralmente vêm de finanças, vendas e marketing, até mesmo P&D ou de TI, mas raramente eles vêm de um cargo de gestão de projetos ou programas.

O conjunto de habilidades necessárias para ser um executivo senior ou CEO é semelhante às habilidades dos gerentes de projeto? Os gerentes de projeto querem mesmo subir para o nível executivo? 

Uma discussão recente publicada no LinkedIn perguntou: "Pode um gerente de projeto se tornar o próximo CEO?" 

As respostas variaram. Alguns afirmaram que os gerentes de projeto e programa não gostam de rotina ou a chamada "linha" de gestão, porque eles preferem ver o resultado final de seus esforços. 

"Projetos e programas são realizações de trabalho bem definidas que têm escopo específico e permitem que gerentes de projeto tenham impacto “hands-on” direto sobre as partes do negócio", disse Jan Cifra de Bruxelas, na Bélgica, uma recém-formada em MBA com cinco anos de experiência em gestão de projeto e programa, principalmente em TI.

Por outro lado, Jason Taylor, chefe de mudança e de serviço ao cliente no Independent Police Complaints Commission e parceiro global executivo na Academy of Business Strategy, observou que muitos CEOs bem-sucedidos têm uma compreensão da gestão de portfólio de projetos em algum nível. "Steve Jobs [ex-CEO da Apple, Inc.] não poderia ter feito o que fez, sem ter uma abordagem de portfólio para projetos de inovação e integração como um facilitador para a marca."

Estudo analisa as habilidades necessárias para se tornar um executivo 

Então como é que as habilidades se comparam?

Jean-Pierre Debourse, PhD, MSc, e Russell D. Archibald, PhD (Hon), MSc, PMP completaram recentemente um estudo patrocinado pelo PMI, Gerentes de Projeto como Executivos Senior. 

A pesquisa examinou de perto as características dos gerentes de projeto e executivos senior, que ganharam importância sobre habilidades e sua trajetória profissional, bem como os papéis necessários para o sucesso. 

Vinte e cinco executivos senior e vinte gerentes de projeto de seis países foram entrevistados. Uma pesquisa online para gerentes de projeto recebeu mais de 600 respostas. 

A pesquisa abrangeu temas como: 

• Carreira 
• Formação, certificação e experiência em gerenciamento de projeto 
• Opiniões sobre as habilidades necessárias para gerentes de projeto e se elas correspondem às necessárias para executivos senior e CEOs 
• Opiniões sobre a importância da experiência de gerenciamento de projetos para alcançar posições de gerência senior

De doze a quinze por cento dos gerentes de projetos e programas que responderam a pesquisa chegaram a cargos executivos senior. Os pesquisadores descobriram que em empresas orientadas à projetos, gerentes de projeto alcançam melhor a posição de executivo senior do que em empresas produtoras de bens e serviços.

As entrevistas diretas com CEOs mostraram que, em ambos os tipos de empresas, orientados ou não à projetos, ser um gerente de projeto é uma experiência essencial antes de se tornar um CEO. 

"Se eu tivesse que escolher o meu sucessor, a única condição seria a de ter provado [experiência] no campo como um gerente de projeto e COO", disse um entrevistado de uma empresa orientada à projetos. 

Os pesquisadores descobriram que os atributos mais semelhantes entre gerentes de projetos e executivos senior se concentram em habilidades como liderança, comunicação e de negociação. 

De volta ao LinkedIn, Elizabeth Connolly, coordenadora executiva para o desenvolvimento corporativo no Gold Coast City Council (Austrália), que agora é capaz de participar em papéis de gestão estratégica, confirmou o valor do gerenciamento de projetos. "O gerenciamento de projetos me permitiu compreender ambos os lados, estratégico e organizacional da empresa, e forneceu-me experiência com planejamento, resolução de problemas e em gestão de pessoas." 

Embora as habilidades de gerenciamento de projetos sejam desejáveis ​​para posições executivas, essas habilidades não são suficientes, disseram os entrevistados. 

"É preciso carisma, personalidade, capacidade de evoluir. Devemos nos concentrar nas pessoas que têm agressividade e vontade de ter sucesso", disse um CEO entrevistado. 

Você quer ser um executivo senior? 

Os entrevistados também sugeriram que gerentes de projetos que procuram entrar no nível executivo concentram, entre outras, as seguintes áreas: 

• Expertise Multifuncional 
• Liderança, negociação e atingimento de metas 
• Habilidades políticas 
• Percepção constante do mundo exterior da empresa

Na discussão do LinkedIn, Perry A. Wilson, PMP, proprietário da Perry A. Wilson Consulting, aconselhou a aspirantes da carreira à "Obter um MBA e fazer conexões no ‘mundo CEO’. Esteja ciente da evolução da indústria e fale sobre isso em linguagem visionária, não em linguagem de implementação. "

 

"Em suma, CEO é como qualquer outro trabalho. Ter as habilidades, fazer o networking e focar no objetivo."

 

Membros do PMI podem ler o relatório de pesquisa completo, Gerentes de Projeto como Executivos Senior, fazendo o download do relatório final (volumes um e dois).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Please reload

Posts Recentes
Please reload