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Feedback, como fazer? Cinco passos para alcançar resultados superiores!

  • Foto do escritor: Júnior Rodrigues
    Júnior Rodrigues
  • 15 de jul. de 2019
  • 7 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2020


Como se preparar para o feedback

Esse texto tem o objetivo de apresentar alguns conceitos relativos ao feedback e ao contexto que envolve essa prática, e como é possível realizá-lo de uma forma efetiva para que se alcance maiores resultados individuais e coletivos nas organizações.

Isso porque a complexidade do mundo atual, inerente às pessoas e empresas, faz com que estas busquem formas alternativas de se desenvolver os indivíduos que fazem parte de suas equipes, se valendo da transparência, empatia e colaboração na comunicação entre as pessoas.

Introdução

A complexidade no contexto mundial é tema mais que recorrente nas empresas hoje em dia. Tanto se fala em mundo VUCA e as transformações pelas quais as organizações precisam passar, para se adaptar a esse ambiente que muda o tempo todo.

Dessa forma, não há como se isolar desse cenário e pensar que seja algo que não vá afetar a todos. É preciso atentar para esse fato e estar, além de preparado, se antecipando de forma a alcançar um resultado superior.

Ademais, as próprias organizações são sistemas complexos, composta por uma gama de interesses diversos e que trocam informações com o mundo externo, carregando uma complexidade ainda maior inerente a cada indivíduo que a compõe.

Sistemas complexos

Portanto, como é possível melhorar o desempenho da sua equipe e os resultados das organizações, diante desse contexto de complexidade externa e interna, em todos os níveis?

Contexto

A avaliação de desempenho

Um primeiro ponto que se deve atentar é para a própria avaliação de desempenho utilizada nas empresas, que normalmente tem um foco meramente individual, desprezando toda essa complexidade que foi mencionada.

Embora possamos ter atividades importantes realizadas individualmente, estas costumam gerar menos valor para o negócio, principalmente quando se referem à tarefas mais manuais e que podem ser facilmente automatizadas.

Na era do conhecimento e das transformações, onde o trabalho coletivo passa a ter cada vez mais valor na busca por soluções inovadoras, pode não fazer sentido monitorar o desempenho destas atividades individuais, sendo necessário buscar-se formas alternativas para tal.

A individualidade

Além da complexidade da organização e do ambiente externo, cada indivíduo em si é um sistema complexo, que possui interesses próprios e uma forma diferente de lidar com o seu contexto, possuindo expectativas diversas quanto a troca que realiza com este.

Portanto, ter um padrão, um processo rígido estabelecido para toda a equipe (que dirá para a organização), que desconsidere essa idiossincrasia, pode trazer enormes prejuízos para o desempenho individual e, consequentemente, o resultado coletivo.

Dessa forma, é preciso compreender que tratar a todos de forma igual não irá permitir que cada um alcance uma maior performance na realização de suas atividades, sendo necessário adaptar o trato no ambiente de trabalho ao estilo de cada indivíduo.

Saber identificar esse tipo de mudança necessária na sua própria comunicação de acordo com o público que irá recebê-la é essencial para que se tenha uma maior efetividade no atingimento de seu objetivo.

Por isso, é importante ressaltar que uma comunicação clara, transparente e adaptada à realidade da sua equipe, principalmente considerando a peculiaridade do indivíduo, é extremamente eficaz para o alcance dos resultados.

Individualidade

Ambiente seguro

Para que a comunicação possa fluir em todas as direções, e não somente de cima para baixo, é preciso estabelecer um ambiente de confiança, onde as pessoas se sintam seguras em expressar seus sentimentos e opiniões.

Isso é denominado de segurança psicológica, a qual fornece a habilidade a alguém em sentir segurança nos relacionamentos com outras pessoas e o ambiente no qual está inserido, promovendo um bem-estar coletivo.

Ambiente Seguro

É o que permite uma maior sensação de aceitação intra e entre equipes, onde as pessoas passam a sentir respeito mútuo e praticam a liberdade para expor seus pontos de vista, sem o receio de serem julgadas ou rechaçadas.

E a tão falada empatia?

Essa palavra especial, embora tenha virado um clichê ou uma buzz word, se torna cada vez mais relevante para que se obtenha ambientes de trabalho colaborativo, essenciais nessa era de transformações.

Tem-se por empatia a capacidade de se colocar no lugar do outro, "calçar os sapatos" de alguém, para saber exatamente onde o "calo aperta" e tentar entender os sentimentos deste, a fim de compreender as suas atitudes.

Empatia

No relacionamento com a equipe, portanto, é extremamente importante ter uma boa dose de empatia e saber tratar as pessoas como ELAS gostariam de ser tratadas, e não como se gostaria de ser tratado.

Por isso, conhecer bem todo o time e a individualidade de cada um, suas necessidades, saber da sua vida e suas dificuldades, faz toda a diferença na hora de se comunicar e se relacionar.

Como alavancar os resultados da equipe e da empresa?

Como já foi apontado, avaliar o desempenho do indivíduo pode não ser tão eficaz. E até mesmo para se avaliar os resultados da própria equipe, é preciso se ter cautela para não se frustrar expectativas ou ter um efeito contrário na sua motivação.

É nesse sentido que o Feedback se torna uma arma extremamente poderosa para aumentar o desempenho das pessoas e da equipe como um todo, pois foca naquilo que é mais importante e que está diretamente ligado ao indivíduo.

Isso porque o desempenho no trabalho apresenta uma relação direta das ações tomadas por uma pessoa de acordo com o feedback recebido do ambiente que ela se encontra, em um processo de retroalimentação muito eficaz.

Líderes excepcionais entendem o poder de ter uma comunicação individualizada e são capazes de estabelecer um canal aberto com a sua equipe, por meio da confiança e transparência, em um ambiente onde todos se sintam seguros.

Inclusive, é um ato que deve se tornar um processo em várias direções, não somente top-down, mas sim, praticado por toda a equipe, em 360 graus, fomentando o feedback entre todas as pessoas que dela fazem parte.

Portanto, dar feedback é algo que precisa ser realizado constantemente, não somente pró-forma, com intervalos longos e para cumprir "tabela" de um processo que foi definido pela área de Recursos Humanos da empresa.

É importante apontar que um dos intuitos principais dessa prática é manter a equipe funcionando, devendo-se buscar sempre realizar um feedback construtivo, como forma de desenvolver as competências de cada indivíduo.

E para que se possa desenvolver alguém ou a si mesmo, é preciso se saber "onde está" e onde se quer estar, e o feedback é uma das formas mais úteis para tal. Sem esse autoconhecimento, é impossível se mudar ou seguir adiante, muito menos se inovar.

Em adição, para que um indivíduo alcance um desempenho superior, é preciso que se tenha uma sensação de pertencimento à equipe e um alinhamento de propósito, o que é melhor atingido quando se estabelece um sentimento de confiança.

O feedback pode, ainda, aumentar o crescimento pessoal e profissional, e, consequentemente, a felicidade do indivíduo por meio de elogios e reconhecimentos. É o entendimento de que todos estão continuamente aprendendo, evitando que as equipes fiquem presas em práticas antigas e desencorajadas a evoluir.

E a frase "elogie em público e corrija em particular"?

Como se deve realizar o feedback?

A famosa frase "elogie em público e corrija em particular", embora possa ser aplicada em algumas situações, deixa de fazer sentido como regra, já que, para cada indivíduo, se faz necessária uma forma de agir diferente.

Um dos métodos mais conhecidos de feedback, chamado de Sanduíche, envolve dizer algo legal sobre a pessoa, para, em seguida, dizer algo não tão legal (que, geralmente é o objetivo do feedback), para, então, terminar dizendo algo de positivo.

Entretanto, a impressão de receber um elogio somente para preparar para a crítica, expõe a fragilidade dessa técnica nada motivadora, pois o significado do feedback positivo muda para representar que algo de errado foi feito.

Uma outra ferramenta que tem ganhado destaque é o Feedback Canvas, cujo objetivo é estruturar, orientar e suportar o processo dentro do contexto do trabalho em equipe, para que cada integrante possa receber o retorno de seus pares.

Feedback Canvas

É uma maneira efetiva de favorecer o feedback individual e ajudar no processo de transição, para que seja possível abandonar de vez a avaliação de desempenho individual.

Feedback Wrap

Entretanto, existe uma técnica que se apresenta como uma alternativa para que se tenha um melhor forma de comunicação mais efetiva, o chamado Feedback Wrap, proposto pela abordagem do Management 3.0.

Wrap

É uma prática acionável, que leva a uma ação positiva e motivada, mas que só é possível em um ambiente seguro, o que é essencial para a transparência no trabalho. É composto por 5 passos que se complementam para alcançar um resultado superior:

  1. Descreva seu contexto - para deixar claro a situação em que se encontra ao aplicar o feedback. É a "massa" que envolve o restante

  2. Liste suas observações - dando exemplos específicos sobre o caso

  3. Expresse seus sentimentos - qual o impacto que a situação causou à quem está dando o feedback

  4. Explique o valor - quais as necessidades específicas e a importância do caso para ela

  5. Ofereça algumas sugestões - deixando claro o que precisa ser feito para atender as necessidades e dando sugestões de como fazer. É o "molho" que dá o toque final

O objetivo não é focar no passado, tampouco apontar o dedo para a pessoa que realizou tal ação. Mas, sim, apontar um caminho futuro (o que se chama de feedfoward) para que o erro não ocorra mais, ou para que algo positivo seja reforçado e repetido.

Essa técnica pode ser aplicada para feedbacks positivos ou negativos, e tanto para dar um retorno imediato para uma situação específica, quanto para um ciclo de feedback planejado, pensando no crescimento a longo prazo.

Conclusão

O principal ponto para que se tenha um feedback efetivo e que possa produzir resultados superiores em termos de desempenho individual, mas que reflitam no time e na organização como um todo, é o ambiente seguro.

Nele, é possível praticar a transparência e a empatia, criando um nível de confiança tal em que todos possam contribuir para o crescimento pessoal de cada um e da equipe, com uma comunicação aberta em todos os níveis.

Só assim é que se obtém uma abordagem baseada em soluções e melhorias encontradas em conjunto e focadas no futuro, promovendo o desenvolvimento de competências e fomentando a colaboração.

Dessa forma, garantindo-se um maior engajamento das equipes e uma motivação para que as pessoas possam produzir mais e melhor, alavancando os resultados que permitirão levar a organização para outro patamar de crescimento.

E você, como pratica o feedback na sua empresa? Comente abaixo! E se quiser saber mais a respeito, entre contato!


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