top of page
Buscar

Líderes de mídia: valores dos novos líderes mundiais

  • Júnior Rodrigues
  • 21 de out. de 2012
  • 1 min de leitura

Atualmente, temos um cenário onde figuram indivíduos tidos pela mídia mundial como os detentores de perfis de liderança diversos, capazes de inspirar e orientar o comportamento de seguidores das mais diversas camadas da população. Estes, porém, representam de fato papéis de liderança à sociedade?


Muitos desses proclamados líderes carregam um conteúdo de competências tais (essencialmente técnicos na sua área de atuação) que alavancam sua trajetória do total anonimato para uma meteórica fama. Esse sucesso acaba sendo item suficiente para os tornarem idolatrados mundo afora.


Líderes

Ocorre uma confusão entre o que é um famoso indivíduo que faz sucesso em sua carreira (seja política, de negócios ou religiosa) e um líder efetivo, composto de elementos ideológicos, passionais, motivacionais e de valores sociais já em processo de extinção na vida cotidiana (como respeito pela coletividade, fraternidade e ajuda ao próximo).


Na sociedade atual, cada vez mais individualista, o homem de negócios ou governante mais bem sucedido do momento tem passaporte certo para entrar na lista dos maiores líderes, independente de sua conduta ética e dos caminhos tortuosos que traçou para chegar a esse patamar.

Escalada

Dessa forma, não se trata tão somente de uma carência de grandes líderes, como Dalai Lama ou Martin Luther King, cada vez menos lembrados como figuras inspiradoras e de conteúdo ideológico virtuoso.


O que está em andamento, portanto, é uma consequente inversão de valores tidos como importantes pela humanidade, onde o sucesso, poder e a influência são os novos balizadores de liderança. E os novos líderes são o mais fiel retrato dessa realidade.



Comments


bottom of page