Modelo de Competências em Gestão de Projetos
- Júnior Rodrigues
- 30 de set. de 2011
- 4 min de leitura
O Centro de Educação Corporativa da Boston University (www.butrain.com) possui várias opções de treinamento em negócios, em especial com foco em Gerenciamento de Projetos, com base nas boas práticas disseminadas pelo PMI e também na metodologia Prince2, bem como em Análise de Negócios, Liderança, entre outros.
Há um Modelo de Competências em Gestão de Projetos bastante interessante e detalhado, que visa determinar as habilidades que uma organização precisa para melhorar as taxas de sucesso dos projetos e planejar o treinamento e iniciativas de desenvolvimento adequadamente.
Com esse modelo, são delineadas as três grandes áreas que compõem as competências dos gerentes de projetos e que são necessárias para o sucesso dos empreendimentos:
Técnicas - competências e conhecimentos de gestão de projetos que compõem as nove áreas de conhecimento identificadas pelo Project Management Institute (PMI) em seu guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK).
Pessoais - características que sustentam a capacidade de uma pessoa para gerenciar com sucesso um projeto.
Negócios e Liderança - habilidades críticas que permitem que os gerentes de projetos possam ligar um determinado projeto aos relacionamentos, recursos e infra-estrutura da organização.
Estas três categorias combinam a arte e a ciência de gerenciamento de projetos - capacidades técnicas com foco na ciência do gerenciamento de projetos, e as categorias pessoais e de negócios e liderança focam na arte do gerenciamento de projetos. Organizações que combinam a arte e a ciência de gerenciamento de projetos em um processo de melhores práticas podem melhorar significativamente as suas taxas de sucesso do projeto.
Uma vez que se tenha identificado as competências técnicas, pessoais e de negócios e liderança necessárias para uma prática de sucesso de gestão de projetos em toda a organização, é possível usar a Avaliação Online de Habilidades em Gerenciamento de Projetos para medir essas competências nos gerentes de projetos potenciais e atuais da empresa.
Não importa em quais dessas áreas os funcionários estão menos preparados (incluindo habilidades de liderança e gestão de comunicações, que são muitas vezes esquecidas por formadores em gestão de projetos), o Centro de Educação Corporativa da Boston University promete desenvolver uma solução personalizada e abrangente de treinamento que irá preencher as lacunas de habilidade que a organização pode ter.
O Modelo de Competências em Gestão de Projetos do Centro de Educação Corporativa da Boston University

TÉCNICAS
Gestão da integração
Inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.
Gestão do Escopo
Descreve os processos envolvidos na determinação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para completar o projeto com sucesso. Inclui habilidades e conhecimentos necessários para definir com precisão o escopo do projeto, criar uma Work Breakdown Structure (WBS) que detalha todos os componentes de trabalho, e aprender os elementos envolvidos na verificação e controle de escopo.
Gestão do Tempo
Detalha os processos relativos a conclusão dentro do prazo do projeto.
Gestão de Custos
Descreve os processos envolvidos no planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos para que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado.
Gestão da Qualidade
Descreve os processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais ele foi empreendido.
Gestão de Recursos Humanos
Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
Gerenciamento de Comunicações
Descreve os processos relativos a geração apropriada e oportuna, coleta, armazenamento, disseminação e disposição final das informações do projeto.
Gestão de Riscos
Inclui os processos necessários de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos desse processo são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos (oportunidades) e reduzir a probabilidade e o impacto de eventos negativos (ameaças) no projeto.
Gestão de Aquisições
Descreve os processos de comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados, bem como processos de gestão de contratos.
PESSOAIS
Realização e Ação
Desenvolve uma Orientação para Resultados, que é uma preocupação para trabalhar bem ou competir contra um padrão de excelência. Também enfoca a Preocupação com a Qualidade, Ordem e Precisão, e como desenvolver habilidades de Iniciativa e Busca por Informação.
Humanidade e Solidariedade
Apresenta uma Orientação ao Cliente, que se concentra em atender as necessidades do cliente e um senso de Compreensão Interpessoal para ajudar a entender as outras pessoas.
Impacto e Influência
Desenvolve habilidades para persuadir ou influenciar para obter apoio de outros. Eles fornecem Consciência Organizacional, a fim de entender o poder dos relacionamentos dentro de sua própria organização e como desenvolver a Construção Bem Sucedida de Relacionamento para desenvolver e manter relações positivas e networking.
Gerencial
Desenvolve Trabalho em Equipe e Cooperação para trabalhar juntos em vez de separadamente ou de forma competitiva. Ele também se concentra no Desenvolvimento de Terceiros para fomentar o desenvolvimento de uma ou várias pessoas. Liderança da Equipe também se concentra em como liderar uma equipe ou outro grupo e Direcionamento desenvolve a capacidade de ser assertivo e usar o poder posicional de fazer com que os outros cumpram seus desejos.
Cognitivo
Envolve Pensamento Analítico e Conceitual para o trabalho através de situações de quebrá-lo em pedaços menores e colocar os pedaços juntos novamente para ver a foto maior.
Efetividade pessoal
Desenvolve Autocontrole, Auto-confiança, Flexibilidade e Comprometimento Organizacional para alinhar seu próprio comportamento com as necessidades, prioridades e metas da organização.
NEGÓCIOS E LIDERANÇA
Ambiente de trabalho produtivo
Concentra-se em um Rápido Desenvolvimento de Equipes para acelerar a aprendizagem e maximizar o desempenho da equipe e seus membros. Ele também se concentra na Cultura de Equipe Colaborativa para criar um clima de trabalho que incentiva a cooperação, a comunicação bidirecional, e sucesso compartilhado.
Entendimento organizacional
Desenvolve Julgamento Político / Ambiental para entender como a cultura, normas, políticas e personalidades impactam o trabalho e exercita esse conhecimento para aumentar a probabilidade de sucesso a longo prazo.
Perspicácia de negócio
Desenvolve Consciência de Negócios e Conhecimento de Operações de Negócios para compreender as questões relevantes para o negócio e uma visão mais ampla na qual as responsabilidades de gerenciamento de projetos se situam.
Visão Empresarial
Descreve como Liderar Através da Visão, desenvolver Posicionamento Estratégico e fornecer Liderança Sistêmica de Programas. Em outras palavras, vendo as possibilidades de "o que pode ser", envolvendo as partes interessadas para desenvolver uma visão compartilhada e um plano de ação, e orquestrar recursos, requisitos e interdependências para entregar com sucesso o projeto.
O texto original pode ser acessado na página Modelo de Competências em Gestão de Projetos .
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